NOV
2020

Detalhes

Início
15/11/2020
Fim
18/11/2020
Cidade
Balneário Camboriú
Estado
Santa Catarina
Idealização
CFC
Realização
FBC
Apoio
CRCSC, SINDICONT, Abracicon

ENDEREÇO DO EVENTO

Marginal Leste, BR 101, Balneário Camboriú
COMO CHEGAR

ATENÇÃO

Comitê Científico – Submissão de artigos

Datas importantes

Abertura da recepção de artigos

25/11/2019

Encerramento de submissão de artigos

08/05/2020

Divulgação dos resultados

28/07/2020

Prazo final para inscrição do candidato autor

28/08/2020

Realização do Evento

15 a 18/11/2020

Missão

Promover um ambiente de discussão e reflexão da Contabilidade como ciência e sua aplicação prática presente e futura.

Objetivo

Contribuir para o debate de temas atuais e tendências que conduzam ao desenvolvimento da Contabilidade como ciência social aplicada.

Comitê Científico

Ernani Ott (coordenador)

Márcia Martins Mendes De Luca (vice-coordenadora)

Carlos Eduardo Facin Lavarda

Clovis Antônio Kronbauer

Editinete Andre da Rocha Garcia

Fábio Moraes da Costa

Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima

Iracema Raimunda Brito Neves Aragão

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha

José Renato Sena Oliveira

Maisa de Souza Ribeiro

Marco Aurélio Gomes Barbosa

Roberta Carvalho de Alencar

Robson Zuccolotto

Romualdo Douglas Colauto

Submissão de artigos

Baixe o Regulamento por AQUI

REGULAMENTO


CAPÍTULO I

DOS OBJETIVOS E TEMÁRIO DO CONGRESSO

Art. 1º O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (21º CBC), sob o lema “Ser Contábil: humano, digital e ético”, ocorrerá em Balneário Camboriú (SC), no período de 15 a 18 de novembro de 2020. Realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade e, ainda, organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com a cooperação das entidades da classe contábil, o evento reger-se-á por este Regulamento.

Art. 2º O 21º CBC tem por objetivo contribuir para o debate de temas atuais e tendências que conduzam ao desenvolvimento da Contabilidade como ciência social aplicada.

Art. 3º O temário do 21º CBC, alinhado ao lema “Ser Contábil: humano, digital e ético” está detalhado no Apêndice I.


CAPÍTULO II

DOS ÓRGÃOS DO 21º CBC

Seção I
DA COMISSÃO ORGANIZADORA

Art. 4º A responsabilidade pelo planejamento, promoção, organização e realização do 21º CBC caberá à Comissão Organizadora, composta pelos seguintes membros:

I – Presidente
Zulmir Ivânio Breda
II – Vice-Presidente
Marcelo Alexandre Seeman
III – Comitê Gestor
Sergio Faraco (coordenador)
Maria Clara Cavalcante Bugarim
Rúbia Albers Magalhães
Adeildo Osório de Oliveira
IV – Comitê Operacional
Elys Tevania Alves de Souza Carvalho (coordenadora)
Flávia Meneleu Brandão Gracindo Oliveira
Adriana da Silva Guimarães
Janaína Angélica Sarmento Ferreira de Lima de Carvalho
Carla Cristina Kretzer
Cleber Dias
Antonio Cesar Costa Duarte
Rodrigo Lima Guedes
V – Comitê Científico
Ernani Ott (coordenador)
Márcia Martins Mendes De Luca (vice-coordenadora)
Carlos Eduardo Facin Lavarda
Clovis Antônio Kronbauer
Editinete Andre da Rocha Garcia
Fábio Moraes da Costa
Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
Iracema Raimunda Brito Neves Aragão
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
José Renato Sena Oliveira
Maisa de Souza Ribeiro
Marco Aurélio Gomes Barbosa
Roberta Carvalho de Alencar
Robson Zuccolotto
Romualdo Douglas Colauto
VI – Comitê de Divulgação e Recepção
Silvio Ribeiro (coordenador)
Marisa Luciana Schvabe de Morais
Juarez Domingues Carneiro
Liliane Maria Novaes
Rodrigo Rhenius de Oliveira
Regiane Waltrick
Oséias Fernando Chagas
VII – Comitê de Eventos Sociais
Aécio Prado Dantas Júnior (coordenador)
José Martonio Alves Coelho
Ana Tércia Lopes Rodrigues
Nilva Amália Pasetto
Rúbia Albers Magalhães
VIII – Comitê Financeiro
Eunice Rosa de Melo dos Santos (coordenadora)
Rui Alexandre Paulino Teixeira
Sandra Elvira Gomes Santiago
IX – Comitê de Feira de Negócios e Oportunidades
Mário Rogério Marotta (coordenador)
Marlene Antonia Dante Pasquinelli
Gerson Luiz Borges de Macedo
Paula Maria Rocha e Silva

Parágrafo único. A Comissão Organizadora reunir-se-á com a participação do presidente, do vice-presidente e dos coordenadores dos Comitês e deliberará pela maioria dos votos dos membros presentes, cabendo ao presidente o voto de qualidade.

Art. 5º Compete à Comissão Organizadora:

I – planejar, promover, organizar e realizar o 21º CBC;
II – elaborar e executar o orçamento do 21º CBC;
III – aprovar o Regulamento do 21º CBC;
IV – homologar o temário do Congresso elaborado pelo Comitê Científico;
V – convidar palestrantes e expositores de temas indicados pelo Comitê Científico;
VI – providenciar o sistema de gerenciamento para a avaliação dos artigos pelo Comitê Científico;
VII – convidar autoridades para as sessões solenes de abertura e de encerramento;
VIII – convidar os membros das Mesas Coordenadoras das Sessões de apresentação dos artigos orientada pelo Comitê Científico;
IX – nomear os membros das Mesas Coordenadoras das demais atividades promovidas durante o evento;
X – eleger o orador oficial para as sessões solenes de abertura e de encerramento;
XI – instituir premiações e homenagens;
XII – consolidar os relatórios de prestação de contas dos diferentes Comitês e elaborar o relatório final do 21º CBC;
XIII – executar outras atividades necessárias à realização do 21º CBC.

Art. 6º Aos membros da Comissão Organizadora compete, respectivamente:

I – ao presidente, a condução geral dos trabalhos, a representação do 21º CBC e a comunicação com as entidades da classe contábil do país e do exterior;
II – ao vice-presidente, a substituição do presidente no seu impedimento e o desempenho de outras atividades determinadas pelo presidente;
III – ao coordenador do Comitê Operacional, o acompanhamento do trabalho da Comissão Organizadora e a elaboração, ao final, do Relatório Geral do 21º CBC;
IV – ao coordenador do Comitê Científico, a coordenação das atividades técnico-científicas do Congresso, a produção dos Anais dos artigos científicos e técnicos aprovados e a elaboração do relatório final desse Comitê;
V – aos Comitês Gestor, de Divulgação e Recepção, de Eventos Sociais, Financeiro e de Feira de Negócios e Oportunidades as funções respectivas, as designações definidas pelo presidente e a elaboração do relatório final de suas atividades.


Seção II
DOS COORDENADORES REGIONAIS

Art. 7º Os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) serão os coordenadores regionais no estado, aos quais caberá:

I – divulgar o 21º CBC;
II – coordenar a formação da delegação que participará do Congresso.


Seção III
DO COMITÊ CIENTÍFICO

Art. 8º Cabe ao Comitê Científico, composto exclusivamente por doutores:
I – propor à Comissão Organizadora o temário do 21º CBC, com a ementa de cada tema;
II – elaborar o cronograma de atividades para recepção, avaliação e divulgação dos artigos científicos e técnicos;
III – definir diretrizes e acompanhar o desenvolvimento do sistema de gerenciamento da avaliação dos artigos científicos e técnicos;
IV – orientar a chamada de artigos científicos e técnicos;
V – indicar os consultores ad hoc, com título de doutor ou mestre reconhecido pela Capes, para cada área temática;
VI – gerenciar o processo de avaliação dos artigos científicos e técnicos;
VII – sugerir à Comissão Organizadora os temas das palestras e dos painéis e os respectivos convidados para sua condução;
VIII – propor à Comissão Organizadora os nomes dos integrantes das Mesas Coordenadoras das Sessões de apresentação de artigos e definir suas respectivas funções;
IX – definir a estrutura de funcionamento e as normas de apresentação de artigos, nas modalidades Sessão Tradicional, Sessão Especial e de Pôsteres;
X – apresentar ao coordenador das Sessões de apresentação de artigos as orientações para a condução das referidas Sessões;
XI – avaliar e classificar os artigos a serem premiados no 21º CBC;
XII – produzir os anais dos artigos científicos e técnicos aprovados e o relatório final desse Comitê;
XIII – assessorar a Comissão Organizadora no que compete às atividades do Comitê Científico.

Parágrafo único. O Comitê Científico deliberará pela maioria de seus integrantes presentes à reunião, cabendo ao coordenador o voto de qualidade.

Art. 9º Cada tema será coordenado por um ou mais integrantes do Comitê Científico, a quem caberá:

I – gerenciar o processo de avaliação dos artigos científicos e técnicos da sua área temática;
II – organizar as Sessões de Apresentação e de Pôsteres dos artigos aprovados;
III – orientar a coordenação da respectiva Sessão de apresentação de artigos;
IV – acompanhar a apresentação de Pôsteres;
V – instalar a Sessão de apresentação dos artigos;
VI – assessorar a Mesa Coordenadora das Sessões de apresentação de artigos;
VII – receber as atas dos coordenadores das Sessões de apresentação de artigos;
VIII – acompanhar o desenvolvimento das atividades;
IX – manter o Comitê Científico informado sobre o andamento das atividades;
X – elaborar o relatório da sua respectiva área temática para compor o relatório final do Comitê Científico.


Seção IV
DA MESA COORDENADORA DAS SESSÕES DE APRESENTAÇÕES DE ARTIGOS

Art. 10. Cada tema terá sua Mesa Coordenadora, composta de um coordenador e de um debatedor, sugerida pelo Comitê Científico.

Art. 11. Cabe ao coordenador:

I – abrir e encerrar a Sessão de apresentação de artigos;
II – identificar os autores dos artigos a serem apresentados que se encontram presentes;
III – introduzir a apresentação dos artigos e seus autores;
IV – zelar pelo cumprimento da ordem e do horário de apresentação e discussão dos artigos das Sessões;
V – elaborar a ata da Sessão e encaminhá-la ao Comitê Científico.

Art. 12. Cabe ao Debatedor:

I – proceder à leitura prévia dos artigos da Sessão;
II – apresentar sugestões e provocar o debate entre os apresentadores e os participantes;
III – assessorar a elaboração da ata da Sessão.


Seção V
DAS APRESENTAÇÕES DE PÔSTERES

Art. 13. Cada apresentação de Pôsteres será acompanhada pelo Comitê Científico.

Art. 14. A apresentação será realizada em Sessões de Pôsteres. Os autores deverão afixar os trabalhos com 20 minutos de antecedência do horário programado nos locais determinados.

Art. 15. Não haverá apresentação oral (tradicional) na modalidade “Pôster”. Os congressistas terão oportunidade de discutir com os autores do artigo durante período exclusivo para a Sessão de pôsteres, quando os autores deverão permanecer próximos aos pôsteres.


CAPÍTULO III

DOS ARTIGOS, DA SUBMISSÃO E DO PRAZO

Art. 16. Somente serão aceitos artigos científicos e técnicos que se enquadrem no temário definido no Apêndice I.

§ 1º São considerados artigos científicos aqueles decorrentes de investigação de natureza acadêmica, desenvolvidos com rigor metodológico, considerando a estrutura definida no Art. 20.

§ 2º Consideram-se artigos técnicos aqueles decorrentes do estudo de uma temática com aplicação prática, respeitando a estrutura definida no Art. 21.

§ 3º O correto enquadramento do artigo na área temática é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), sob pena de eliminação em havendo erro.

Art. 17. É permitida a submissão de artigo por:

I – profissional da contabilidade como autor ou que tenha elaborado o artigo em conjunto com autores de outras áreas do conhecimento;
II – mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores em Contabilidade como autor ou que tenham elaborado o artigo em conjunto com profissional da contabilidade e/ou autores de outras áreas do conhecimento;
III – estudantes de graduação que tenham elaborado o artigo em conjunto com profissional da contabilidade e/ou mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores em Contabilidade;
IV – profissionais e pesquisadores ligados ao ensino e à pesquisa na área contábil; e
V – profissionais e pesquisadores vinculados à instituição internacional congênere ao Conselho Federal de Contabilidade, desde que os artigos sejam elaborados em língua portuguesa, língua inglesa ou língua espanhola.

§ 1º O limite de submissão de artigos, somados os científicos e técnicos, não poderá ultrapassar 4 (quatro) por autor ou coautor.

§ 2º Cada artigo deverá ser submetido, exclusivamente, a uma das áreas temáticas constantes no Apêndice I, e apenas a uma das modalidades de artigo, definidas nos § 1º e § 2º do Art. 16 deste Regulamento.

§ 3º Cada artigo poderá ter no máximo quatro (4) autores (incluídos os coautores).

§ 4º Os integrantes do Comitê Científico não podem submeter artigo ao 21º CBC.

Art. 18. É imprescindível que os artigos submetidos sejam inéditos, devendo assim permanecer até o término do evento, e redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

Art. 19. A versão do artigo submetida ao 21º CBC será definitiva, não sendo aceita qualquer inclusão, exclusão ou substituição do arquivo, bem como qualquer alteração de nome, e-mail, ou instituição de autor(es) ou coautor(es).

Art. 20. O artigo científico deve conter:

I – título, resumo, palavras-chave (em número de três) e área temática na primeira página;
II – introdução (incluindo objetivo), desenvolvimento do tema (fundamentação teórica, metodologia e resultados), conclusões e referências nas páginas seguintes.

Art. 21. O artigo técnico deve conter:

I – título, resumo, palavras-chave (em número de três) e área temática na primeira página;
II – introdução (incluindo objetivo), desenvolvimento do tema (apresentação e análise de casos ou situações práticas), conclusões e referências, nas páginas seguintes.

Art. 22. O resumo do artigo científico, em parágrafo único, deve conter:

I – breve contextualização e objetivos;
II – método e procedimentos da pesquisa;
III – síntese dos principais resultados alcançados com a pesquisa; e
IV – conclusões.

Art. 23. O resumo do artigo técnico, em parágrafo único, deve conter:

I – breve contextualização e objetivos;
II – principais pontos desenvolvidos na apresentação e análise de casos ou situações práticas;
III – síntese dos resultados; e
IV – conclusões.

Art. 24. O artigo deve obedecer a todas as condições descritas a seguir:

I – arquivo em Word do Office 2003 ou posterior e em PDF;
II – número de páginas – mínimo 10 (dez) e máximo de 16 (dezesseis);
III – configuração das páginas – margens: superior 3 cm; inferior 2 cm; esquerda 3 cm; direita 2 cm;
IV – tamanho do papel – A4 (largura 21cm; altura 29,7cm);
V – fonte – Times New Roman, tamanho 12;
VI – formato do parágrafo – recuo especial: primeira linha 1,25cm; espaçamento: antes 0pt; depois 6pt.
VII – espaçamento entre linhas: simples;
VIII – figuras, tabelas e gráficos, tamanho – fonte Times New Roman 10;
IX – orientação geral – Normas da ABNT ou APA;
X – tamanho do resumo – mínimo de 1.200 caracteres e máximo de 1.600 caracteres, com espaço.

Art. 25. Os artigos devem ser submetidos, exclusivamente, pela internet no site www.21cbc.com.br, até as 23:59:59 (horário de Brasília), do dia 8 de maio de 2020.
Art. 26. Para o processo de submissão, deverão ser observados os seguintes procedimentos:

I – todos os campos de identificação (autoria, título, resumo) devem ser preenchidos e as demais instruções para encaminhamento dos arquivos eletrônicos com o artigo devem ser atendidas;
II – os artigos devem ser submetidos em dois tipos de arquivos: PDF e Word. No arquivo em PDF, não deverá haver qualquer identificação do(s) autor(es) e instituição, inclusive nas propriedades do arquivo. No arquivo em Word, deverá haver a identificação do(s) autor(es) e de, no máximo, uma instituição por autor, conforme template a ser divulgado.
III – a primeira página do arquivo em Word deverá conter somente: título do artigo (com as letras iniciais das principais palavras com letra maiúscula); autor(es) e Instituição, quando for o caso; resumo do artigo contendo entre 1.200 e 1.600 caracteres com espaço, no mesmo idioma do artigo, seguido das palavras-chave.
IV – a primeira página do arquivo em PDF deverá conter: título do artigo (com as letras iniciais das principais palavras com letra maiúscula); resumo do artigo contendo entre 1.200 e 1.600 caracteres com espaço, no mesmo idioma do artigo, seguido das palavras-chave; e início do texto do artigo. O arquivo em PDF não deverá conter qualquer identificação dos autores e/ou coautores, bem como de suas respectivas instituições. Artigos identificados serão sumariamente excluídos da análise.
V – declaração, no sistema de submissão, do ineditismo do artigo;
VI – inclusão no sistema de todos os autores no momento da submissão. Em hipótese alguma, será aceita a inclusão de autor após a submissão.
VII – ao submeter o artigo, o(s) autor(es) e coautor(es), com titulação de mestre ou doutor, aceitam, compulsoriamente, ser avaliadores / consultores ad hoc no evento.
VIII – ao fazer a submissão, o(s) autor(es) declara(m) estar ciente(s) e concordar(em) com todos os critérios e regras estipulados pela organização do evento.

Art. 27. Os artigos serão avaliados por pelo menos dois consultores ad hoc pelo sistema double blind review, sob a coordenação do Comitê Científico.

§ 1º Os artigos científicos serão avaliados quanto à inovação, profundidade, contribuição ao avanço do conhecimento, qualidade do referencial teórico, da análise dos resultados e das conclusões.

§ 2º Os artigos técnicos serão avaliados quanto à aplicação prática do conhecimento, contribuição para a profissão contábil, qualidade da análise dos resultados e das conclusões.

§ 3º Os autores dos melhores artigos científicos serão convidados a submetê-los ao Fast Track da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) e dos melhores artigos técnicos ao Fast Track da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC).

Art. 28. Os artigos selecionados devem ser apresentados exclusivamente pelo autor ou coautor(es).

§ 1º O(s) apresentador(es) do artigo deve(m) estar inscrito(s) no evento até a data estabelecida no parágrafo único do artigo 31 deste Regulamento.

§ 2º Se o(s) apresentador(es) não estiver(em) presente(s) no horário e no local indicados para a exposição, o artigo não será apresentado no evento.

§ 3º A não apresentação do artigo selecionado impossibilitará a submissão de artigos pelo autor e coautor(es) no 22º CBC, exceto se justificada, e reconhecida pelo Comitê Científico do 21º CBC.

§ 4º O autor e coautor(es) que tiver(em) seu(s) artigo(s) selecionado(s) para apresentação durante o 21º CBC será(ão) responsável(eis) pelos gastos necessários à sua inscrição e ao seu comparecimento ao evento.

Art. 29. Os artigos serão apresentados em Sessões Tradicionais, Sessões Especiais e de Pôsteres. A programação das Sessões de apresentação dos artigos e dos Pôsteres será divulgada oportunamente no site do 21º CBC (www.21cbc.com.br).

§ 1º Cada Sessão Tradicional será constituída pela apresentação e discussão de até três artigos, pela coordenação da mesa.

§ 2º Cada Sessão Especial será constituída pela apresentação e discussão de dois artigos, em que cada autor/apresentador também fará o papel de debatedor do outro artigo apresentado.

§ 3º Cada Sessão de Pôsteres atenderá ao disposto nos artigos de 13 a 15 deste Regulamento.

§ 4º As apresentações de Sessão Tradicional, Sessão Especial e de Pôsteres deverão observar modelo padrão que será divulgado no site do 21º CBC (www.21cbc.com.br).

Art. 30. Ao enviar os artigos, o autor e coautor(es) autoriza(m) a reprodução, a publicação e a divulgação destes nos Anais do Congresso e em outros meios de divulgação do Sistema CFC/CRCs, sem qualquer remuneração ou retribuição.

Art. 31. Os artigos selecionados pelo Comitê Científico serão reproduzidos nos Anais do 21º CBC e disponibilizados aos congressistas.

Parágrafo único. Somente constarão nos Anais os artigos que tiverem pelo menos um dos autores inscritos no evento até a data limite de 28 de agosto de 2020.

Art. 32. O autor e coautor(es) dos artigos apresentados nas Sessões receberão certificados assinados pelo presidente da Comissão Organizadora e pelo coordenador do Comitê Científico do 21º CBC, conforme segue:

I – de apresentação de artigo;
II – de autoria de artigo.

Art. 33. O Conselho Federal de Contabilidade concederá um prêmio em dinheiro aos três melhores artigos científicos e aos três melhores artigos técnicos a serem classificados pelo Comitê Científico, sendo: R$10.000,00 (dez mil reais) para o primeiro colocado; R$8.000,00 (oito mil reais) para o segundo; R$6.000,00 (seis mil reais) para o terceiro.

Parágrafo único. Serão excluídos da premiação os artigos não apresentados durante o evento.

CAPÍTULO IV

DAS SESSÕES PLENÁRIAS

Art. 34. Serão realizadas duas sessões plenárias solenes: uma na abertura e uma no encerramento do Congresso.

§ 1º O presidente da Comissão Organizadora presidirá as sessões plenárias.

§ 2º A Comissão Organizadora poderá indicar um presidente de honra para as sessões plenárias.

§ 3º A composição final da Mesa caberá à Comissão Organizadora.

Art. 35. A agenda da sessão plenária de encerramento incluirá:

I – leitura, discussão e votação das moções apresentadas à Comissão Organizadora;
II – entrega do relatório do Comitê Científico;
III – entrega dos prêmios para os autores dos melhores artigos;
IV – outras comunicações da Mesa; e
V – saudação final do presidente da Comissão Organizadora.


CAPÍTULO V

DOS PARTICIPANTES: DIREITOS E OBRIGAÇÕES

Art. 36. Os participantes do 21º CBC serão inscritos como:

I – Profissionais da Contabilidade – aqueles em situação regular nos Conselhos Regionais de Contabilidade;
II – Estudantes – aqueles regularmente matriculados em cursos de graduação em Ciências Contábeis, sem registro profissional em CRC;
III – Acompanhantes – aqueles que estiverem acompanhando congressistas regularmente inscritos;
IV – Outros – mestrandos, mestres, doutorandos e doutores em Contabilidade, pesquisadores, demais estudantes, profissionais e convidados da Comissão Organizadora.
Art. 37 São direitos dos profissionais de Contabilidade inscritos no 21º CBC:

I – obter os anais com os artigos selecionados pelo Comitê Científico;
II – participar das atividades científicas e técnicas;
III – discutir e votar nas sessões plenárias as moções apresentadas;
IV – receber os certificados de participação.

Art. 38. São direitos dos demais congressistas inscritos no 21º CBC:

I – obter os anais com os artigos selecionados pelo Comitê Científico;
II – participar das atividades científicas e técnicas;
III – receber os certificados de participação.

Art. 39. São direitos dos acompanhantes inscritos no 21º CBC:

I – participar das sessões plenárias de abertura e encerramento;
II – participar dos eventos sociais e culturais.

Art. 40. A inscrição deverá ser feita somente por meio do site www.21cbc.com.br mediante o pagamento da respectiva taxa.

Art. 41. Os valores das taxas de inscrição são os seguintes:

LOTES CATEGORIA QUANTIDADE VALOR
1º Lote Profissional 1.000 1.400,00
Outros Profissionais 50 1.960,00
Acompanhantes 50 1.120,00
Estudantes* 100 700,00
2º Lote Profissional 1.000 1.600,00
Outros Profissionais 50 2.240,00
Acompanhantes 50 1.280,00
Estudantes* 100 800,00
3º Lote Profissional 2.800 1.800,00
Outros Profissionais 200 2.520,00
Acompanhantes 200 1.440,00
Estudantes* 400 900,00
TOTAL 6.000

*Apenas para estudantes de graduação em Ciências Contábeis sem registro profissional em CRC.

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 42. Os casos omissos e não previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.



Apêndice I

COMITÊ CIENTÍFICO
Coordenador – Prof. Dr. Ernani Ott
Vice-Coordenadora – Profa. Dra. Márcia Martins Mendes De Luca

As Áreas Temáticas do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade foram desenvolvidas em sintonia com o lema “Ser Contábil: humano, digital e ético”, com o propósito de incentivar a elaboração de artigos decorrentes de pesquisas científicas e técnicas que busquem explicações e aprimoramento para a Contabilidade na realidade organizacional atual, considerando os aspectos tecnológicos e éticos. Espera-se que, com base nessas Áreas Temáticas, seja possível discutir e analisar questões atuais relacionadas com a Contabilidade, bem como propor perspectivas futuras.

Áreas Temáticas


AUDITORIA E PERÍCIA

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

• Asseguração (assurance);
• Auditoria como mecanismo de governança;
• Auditoria interna e externa;
• Auditoria de Tecnologia da Informação;
• Gestão de riscos na auditoria;
• Normas de auditoria;
• Relatório de auditoria;
• Fraudes e erros;
• Mediação e arbitragem;
• Perícia judicial e extrajudicial;
• Responsabilidade penal e civil do auditor e do perito;
• Educação profissional continuada do auditor e do perito.


CONTABILIDADE FINANCEIRA

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

• Reconhecimento, mensuração e evidenciação;
• Determinantes ou consequências da qualidade da informação contábil;
• Teoria da Contabilidade Financeira;
• Efeitos de mudanças das normas contábeis;
• Contabilidade aplicada a pequenas e médias empresas;
• Análise das demonstrações contábeis;
• Finanças corporativas e Contabilidade;
• Governança corporativa e Contabilidade.


CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL E DO TERCEIRO SETOR

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

• Auditoria pública;
• Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos;
• Controladoria na gestão pública;
• Evidenciação de informações à sociedade;
• Lei de Responsabilidade Fiscal;
• Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público;
• Sistemas de administração financeira, orçamentária e a contabilidade governamental;
• Custos no setor público e no Terceiro Setor;
• Desempenho do setor público e do Terceiro Setor;
• Contabilidade, gestão e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor;
• Regulamentação das entidades do Terceiro Setor.


CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

• Desempenho e sustentabilidade corporativa;
• Gestão e contabilidade ambiental;
• Gestão da responsabilidade social corporativa;
• Indicadores sociais e ambientais;
• Relatórios de sustentabilidade;
• Relato integrado.


CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

• Estudos de tributação em um país e entre países;
• Tributação internacional;
• Planejamento tributário;
• Governança tributária;
• Reforma tributária;
• Incentivos fiscais;
• Regimes de tributação;
• Tecnologia e tributação;
• Elisão e evasão fiscal;
• Fraudes tributárias.



CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

• Aspectos comportamentais da contabilidade gerencial;
• Controladoria e sistemas de apoio à decisão;
• Controladoria e gestão de riscos;
• Tecnologia da Informação e sistemas de informação gerencial;
• Gestão estratégica de custos;
• Sistemas e métodos de custeio;
• Planejamento estratégico e operacional;
• Instrumentos de planejamento e controle;
• Avaliação de desempenho e plano de incentivos;
• Inovação em contabilidade gerencial;
• Estudos teóricos em contabilidade gerencial e controladoria.

EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

• Análises crítico-metodológicas da produção científica;
• Avaliações institucionais e de curso;
• Avaliações de ensino-aprendizagem – aluno e professor;
• Aspectos comportamentais do processo de construção do conhecimento;
• Estruturas curriculares;
• Estudos bibliométricos e sociométricos;
• Teorias, metodologias, modelos, métodos, técnicas e instrumentos de educação e pesquisa;
• Normas internacionais de educação em Contabilidade;
• Processo de ensino-aprendizagem.

TEMAS LIVRES

Assuntos relacionados à Contabilidade não incluídos nos temas anteriormente especificados, especialmente aqueles associados ao lema do Congresso: “Ser Contábil: humano, digital e ético”.

 

 

 

 

 

AUDITORIA E PERÍCIA

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

  • Asseguração (assurance);
  • Auditoria como mecanismo de governança;
  • Auditoria interna e externa;
  • Auditoria de Tecnologia da Informação;
  • Gestão de riscos na auditoria;
  • Normas de auditoria;
  • Relatório de auditoria;
  • Fraudes e erros;
  • Mediação e arbitragem;
  • Perícia judicial e extrajudicial;
  • Responsabilidade penal e civil do auditor e do perito;
  • Educação profissional continuada do auditor e do perito.

CONTABILIDADE FINANCEIRA

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

  • Reconhecimento, mensuração e evidenciação;
  • Determinantes ou consequências da qualidade da informação contábil;
  • Teoria da Contabilidade Financeira;
  • Efeitos de mudanças das normas contábeis;
  • Contabilidade aplicada a pequenas e médias empresas;
  • Análise das demonstrações contábeis;
  • Finanças corporativas e Contabilidade;
  • Governança corporativa e Contabilidade.

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL E DO TERCEIRO SETOR

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

  • Auditoria pública;
  • Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos;
  • Controladoria na gestão pública;
  • Evidenciação de informações à sociedade;
  • Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público;
  • Sistemas de administração financeira, orçamentária e a contabilidade governamental;
  • Custos no setor público e no Terceiro Setor;
  • Desempenho do setor público e do Terceiro Setor;
  • Contabilidade, gestão e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor;
  • Regulamentação das entidades do Terceiro Setor.

CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

  • Desempenho e sustentabilidade corporativa;
  • Gestão e contabilidade ambiental;
  • Gestão da responsabilidade social corporativa;
  • Indicadores sociais e ambientais;
  • Relatórios de sustentabilidade;
  • Relato integrado.

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

  • Estudos de tributação em um país e entre países;
  • Tributação internacional;
  • Planejamento tributário;
  • Governança tributária;
  • Reforma tributária;
  • Incentivos fiscais;
  • Regimes de tributação;
  • Tecnologia e tributação;
  • Elisão e evasão fiscal;
  • Fraudes tributárias.

CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

  • Aspectos comportamentais da contabilidade gerencial;
  • Controladoria e sistemas de apoio à decisão;
  • Controladoria e gestão de riscos;
  • Tecnologia da Informação e sistemas de informação gerencial;
  • Gestão estratégica de custos;
  • Sistemas e métodos de custeio;
  • Planejamento estratégico e operacional;
  • Instrumentos de planejamento e controle;
  • Avaliação de desempenho e plano de incentivos;
  • Inovação em contabilidade gerencial;
  • Estudos teóricos em contabilidade gerencial e controladoria.

EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE

Pesquisas relacionadas a essa área temática, com abordagem de assuntos como:

  • Análises crítico-metodológicas da produção científica;
  • Avaliações institucionais e de curso;
  • Avaliações de ensino-aprendizagem – aluno e professor;
  • Aspectos comportamentais do processo de construção do conhecimento;
  • Estruturas curriculares;
  • Estudos bibliométricos e sociométricos;
  • Teorias, metodologias, modelos, métodos, técnicas e instrumentos de educação e pesquisa;
  • Normas internacionais de educação em Contabilidade;
  • Processo de ensino-aprendizagem.

TEMAS LIVRES

Assuntos relacionados à Contabilidade não incluídos nos temas anteriormente especificados, especialmente aqueles associados ao lema do Congresso: “Ser Contábil: humano, digital e ético”.

É permitida a submissão de artigo por:

  • profissional da contabilidade como autor ou que tenha elaborado o artigo em conjunto com autores de outras áreas do conhecimento;
  • mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores em Contabilidade como autor ou que tenham elaborado o artigo em conjunto com profissional da contabilidade e/ou autores de outras áreas do conhecimento;
  • estudantes de graduação que tenham elaborado o artigo em conjunto com profissional da contabilidade e/ou mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores em Contabilidade;
  • profissionais e pesquisadores ligados ao ensino e à pesquisa na área contábil; e
  • profissionais e pesquisadores vinculados à instituição internacional congênere ao Conselho Federal de Contabilidade, desde que os artigos sejam elaborados em língua portuguesa, língua inglesa ou língua espanhola.

O limite de submissão de artigos, somados os científicos e técnicos, não poderá ultrapassar 4 (quatro) por autor ou coautor.

Cada artigo deverá ser submetido, exclusivamente, a uma das áreas temáticas constantes no Apêndice I, e apenas a uma das modalidades de artigo, definidas nos § 1º e § 2º do Art. 16 do Regulamento.

Cada artigo poderá ter no máximo quatro (4) autores (incluídos os coautores).

Para o processo de submissão, deverão ser observados os seguintes procedimentos:

  • todos os campos de identificação (autoria, título, resumo) devem ser preenchidos e as demais instruções para encaminhamento dos arquivos eletrônicos com o artigo devem ser atendidas;
  • os artigos devem ser submetidos em dois tipos de arquivos: PDF e Word. No arquivo em PDF, não deverá haver qualquer identificação do(s) autor(es) e instituição, inclusive nas propriedades do arquivo. No arquivo em Word, deverá haver a identificação do(s) autor(es) e de, no máximo, uma instituição por autor, conforme template a ser divulgado.
  • a primeira página do arquivo em Word deverá conter somente: título do artigo (com as letras iniciais das principais palavras com letra maiúscula); autor(es) e Instituição, quando for o caso; resumo do artigo contendo entre 1.200 e 1.600 caracteres com espaço, no mesmo idioma do artigo, seguido das palavras-chave.
  • a primeira página do arquivo em PDF deverá conter: título do artigo (com as letras iniciais das principais palavras com letra maiúscula);  resumo do artigo contendo entre 1.200 e 1.600 caracteres com espaço, no mesmo idioma do artigo, seguido das palavras-chave; e início do texto do artigo. O arquivo em PDF não deverá conter qualquer identificação dos autores e/ou coautores, bem como de suas respectivas instituições. Artigos identificados serão sumariamente excluídos da análise.
  • declaração, no sistema de submissão, do ineditismo do artigo;
  • inclusão no sistema de todos os autores no momento da submissão. Em hipótese alguma, será aceita a inclusão de autor após a submissão.
  • ao submeter o artigo, o(s) autor(es) e coautor(es), com titulação de mestre ou doutor, aceitam, compulsoriamente, ser avaliadores / consultores ad hoc no evento.
  • ao fazer a submissão, o(s) autor(es) declara(m) estar ciente(s) e concordar(em) com todos os critérios e regras estipulados pela organização do evento.

Baixar Template

Os artigos serão avaliados por pelo menos dois consultores ad hoc pelo sistema double blind review, sob a coordenação do Comitê Científico.

  • Os artigos científicos serão avaliados quanto à inovação, profundidade, contribuição ao avanço do conhecimento, qualidade do referencial teórico, da análise dos resultados e das conclusões. 
  • Os artigos técnicos serão avaliados quanto à aplicação prática do conhecimento, contribuição para a profissão contábil, qualidade da análise dos resultados e das conclusões. 

28/07/2020

Em breve

  • Serão premiados aos três melhores artigos científicos e aos três melhores artigos técnicos a serem classificados pelo Comitê Científico, sendo: R$10.000,00 (dez mil reais) para o primeiro colocado; R$8.000,00 (oito mil reais) para o segundo; R$6.000,00 (seis mil reais) para o terceiro.

Os artigos não apresentados durante o evento serão excluídos da premiação.

Em breve

Conselho Federal de Contabilidade
Comitê Científico do 21º CBC

Telefone: (61) 3314-9507

E-mail: comite21cbc@cfc.org.br

Anais

Clique AQUI para acessar os Anais dos Trabalhos Científicos e Técnicos do Congresso Brasileiro de Contabilidade

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O Centro de Eventos fica às margens da BR 101, tem mais de 90 mil m² e capacidade para até 60 mil pessoas com área de alimentação que pode acomodar quase 2 mil pessoas

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Capacidade para 60 mil pessoas

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